Benefícios garantidos através dos programas Mais Calcário e Plante Mais

A deputada estadual Gislaine Lebrinha (UNIÃO), indicou e o Governo do Estado atendeu. A Secretaria de Agricultura do Estado (SEAGRI), deu positiva às indicações da parlamentar que atendem as necessidades da agricultura familiar. A Seagri informou que, ainda este ano, 460 toneladas de calcário e mudas Clonais serão distribuídas aos 52 municípios de Rondônia.

 

“Esse apoio é fundamental, e o Governo de Rondônia, através da Seagri, com atenção do Secretário, Luís Paulo e do Governador Cel. Coronel Marcos Rocha, está fazendo com que o agronegócio e a agricultura familiar se fortaleçam cada vez mais em todos os municípios, através dos Programas Mais Calcário e Plante Mais, e gerar oportunidades de renda para o desenvolvimento da economia.”, destaca a deputada.

As indicações dos programas, citados pela deputada, fazem parte da sua agenda de fomento a geração de emprego e renda na agricultura familiar, diversificando e fortalecendo o agronegócio. Segundo ela “a entrega gratuita de mudas tem promovido plantios de alto rendimento e de qualidade e, conforme minha indicação, cerca de 100 mil mudas de café para cada município serão distribuídas no início de janeiro do ano que vem, para que o produtor possa aproveitar a janela de plantio, período recomendado entre o início das chuvas até o mês de março, para as propriedades que não dispõe de irrigação.”

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA MAIS CALCÁRIO 

Para participar do programa, o produtor deve procurar o escritório local Emater/RO da sua região e apresentar documentos de identificação, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF, comprovante de aquisição do calcário, e análise de solo da propriedade com validade de no máximo um ano. Após realizar a inscrição, a Emater/RO encaminhará toda a documentação à Seagri, que irá incluir o produtor na rota do transporte de calcário.

O Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, explicou que: “O calcário é insumo básico para produção do desenvolvimento da agricultura no Estado de Rondônia, seja qual for a atividade, pecuária, agricultura, hortifrutigranjeiro ou a piscicultura, pode ser utilizado o calcário. Hoje não precisamos de grandes áreas para ter renda, mas, sim, incorporação de tecnologias e correções”, concluiu.

PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA PLANTE MAIS

Os critérios para inscrição e posterior recebimento das mudas também são definidos por lei. Podem pleitear as mudas, produtores que explorem parcela de terra não superior a quatro módulos fiscais; que utilizem predominantemente mão de obra familiar nas atividades econômicas da propriedade; tenham renda familiar originada, principalmente vinculada ao próprio estabelecimento ou empreendimento; e possua a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – DAP.

Texto: Assessoria

Foto: Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *