A deputada tem empreendido em defesa de comunidades distantes, para garantir acesso à políticas públicas e promover mais desenvolvimento

 

A pedido da deputada estadual, Gislaine Lebrinha (UNIÃO), a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (SEOSP), uniu forças ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para dar continuidade a elaboração do projeto de construção de um porto flutuante no distrito de Surpresa, em Guajará Mirim. Os órgãos parceiros informam que estão trabalhando para atender a demanda. Após finalizado e aprovado pelo corpo técnico do DNIT, o projeto poderá ser aberto para licitação e futura instalação.   

Surpresa, distrito de Guajará Mirim, distante 200 quilômetros, é uma comunidade na margem direita do rio Mamoré, onde residem cerca de 3500 pessoas. Sem estradas, o acesso só é possível por barco ou avião. As famílias sobrevivem da pesca, da produção rural e do extrativismo. A pecuária também começa a ganhar o cenário econômico na localidade, com um rebanho que ultrapassa dez mil cabeças de gado. 

 

Com o intuito de promover mais cidadania, garantir melhores condições de embarque e desembarque de passageiros e das produções agrícolas da comunidade, a deputada estadual Gislaine Lebrinha está atuando junto à a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (SEOSP), e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para a implementação de um porto flutuante, com capacidade de atracar pequenas e médias embarcações. O pedido da comunidade chegou até a deputada através do Edmilson Motoboy, liderança na região de Guajará-Mirim, que relatou as dificuldades enfrentadas pelos moradores.

 

Para Lebrinha, o porto deverá contribuir com o desenvolvimento e com a entrega de serviços públicos pois “é uma obra que verdadeiramente vai mudar a vida das pessoas. Além de possibilitar o desenvolvimento econômico do distrito, o porto servirá de suporte para os serviços de urgência e emergência em saúde e segurança, que também chegam até a comunidade pelo rio “

 

Outras ações da deputada em defesa de comunidades ribeirinhas, como no baixo madeira, na comunidade de Cavalcante, que receberá energia elétrica de qualidade, com a instalação de uma subestação, e na Gleba Rio Preto, onde a deputada mobilizou o município para a reforma da escola local e o retorno das aulas presenciais. No distrito de Porto Murtinho, no Rio São Miguel, a comunidade também será contemplada com um porto para pequenas embarcações.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *