A implantação de um centro de distribuição garante equilíbrio na oferta e demanda de produtos, permitindo maiores lucros aos produtores

A deputada Gislaine Lebrinha (UNIÃO), visando fomentar a agricultura e toda a cadeia comercial deste segmento, em Rondônia, indicou ao Governo Estadual, e à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), a urgente necessidade de instalação de um Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa) em Porto Velho/ RO.

Ceasas são empresas estatais ou de capital misto (público e privado), destinados a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. Hoje, a grande parte das frutas, legumes, e flores comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões foram por eles compradas através dos Ceasas.

 

“Esses centros desempenham um papel crucial para garantir o bom funcionamento da economia, eles ligam o produtor ao empreendedorismo e aos empresários, dispostos a investir nesse sistema rentável de distribuição de produtos. Além disso, ajudam a manter a estabilidade dos preços de mercado, garantindo a disponibilidade de itens necessários a preços acessíveis e melhores lucros aos produtores locais. Com o Ceasa, nossos produtores poderão alcançar mercados de outros estados e até o mercado internacional”, informa a Lebrinha.

O Ceasa atenderá desde o produtor do campo, o vendedor de produtos, o empresário investidor ao consumidor final, através do esquema logístico que absorve as produções de agricultores locais e destinam para atacadistas e varejistas.

Diversos Estados do Brasil possuem as suas Ceasas, registrando crescimento em volume de produtos comercializados, atualmente, com destaques aos estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, São Paulo, além do Distrito Federal. A CEAGESP, de São Paulo, é o maior da América Latina, e o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *