“Como mulher, como mãe, como cidadã comprometida, sei o poder transformador que temos quando nos unimos e levantamos nossas vozes em prol de mudanças positivas.”

A deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil), é a primeira mulher a representar a região do Vale do Guaporé no parlamento estadual, sendo protagonista não apenas do movimento político regional, mas defendendo um legado desenvolvimentista iniciado em sua gestão como prefeita de São Francisco do Guaporé, por dois mandatos. Em sua trajetória política, Lebrinha comprovou que investimentos nas políticas públicas essenciais de proteção às famílias desempenham papel de valorização às mulheres.

 “Há de se considerar que, para promover mais autonomia às mulheres, é preciso que o estado potencialize políticas de proteção às famílias e de desenvolvimento regional” defende Lebrinha. Ela ainda destaca que os investimentos em saúde, assistência social e educação, prestam suporte relevante para que as mulheres tenham segurança e autonomia para buscarem ocupar o mercado de trabalho. “Se a mulher pode confiar em uma creche ou uma boa escola pública, um posto de saúde funcionando adequadamente, isso significa que ela poderá trabalhar fora com menos preocupação” acrescenta.

Confira algumas das ações e investimentos voltadas à saúde e proteção da mulher:

Lebrinha conhece ações da PM de combate à violência contra a mulher

Lebrinha faz entrega de veículo para atendimento da saúde da mulher em Rolim de Moura

Lebrinha faz investimento em ações de saúde da mulher em Novo Horizonte do Oeste

Cerejeiras recebe recursos da Lebrinha para ação de saúde à mulher

Já quanto às ações de desenvolvimento regional como ferramenta de incentivo ao protagonismo feminino, Lebrinha exemplifica com os investimentos de promoção da produção agrícola familiar. No Brasil, de acordo com o Censo Agropecuário (IBGE 2017), as mulheres representam 19% dos chefes de família na agricultura familiar. “Sendo Rondônia um estado predominantemente rural, fortalecer este setor, obviamente colabora para promover o desenvolvimento econômico das mulheres, que estão diretamente ou indiretamente envolvidas na agricultura. Mulher livre e empoderada é mulher com autonomia financeira para cuidar de si e de sua família, principalmente quando são unicamente mantenedoras do lar.” reforça.

Força da mulher do campo ganha incentivos. Leia as matérias abaixo:

80 famílias recebem kits de sementes de qualidade para horticultura em Costa Marques

Agricultura familiar em Rondônia desponta no cenário nacional e Lebrinha intensifica investimentos no setor

Investimentos de mais de 2 milhões compra de implementos para Associações

Melhorias na logística vai potencializar agricultura familiar, defende Lebrinha

Mulheres no parlamento

“Hoje, mais do que nunca, devemos  tomar nosso lugar nos corredores do poder, nas decisões que moldam o nosso futuro e o futuro das gerações vindouras. Como mulher, como mãe, como cidadã comprometida, sei o poder transformador que temos quando nos unimos e levantamos nossas vozes em prol de mudanças positivas.” Finaliza a deputada ao destacar o papel da mulher na política. 

Por: Caio Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *